






Nao acredito quando alguns alunos me dizem que não gostam de historia, sempre tomo como exemplo filmes, novelas...de época, inclusive o Carnaval.
Ao estudarmos sobre fontes históricas penso que o Carnaval é uma das formas mais presentes de releitura da historia de um povo.
No carnaval de 2009 a Império Serrano contou os mistérios do mar, que recuperou na mitologia grega o universo-mar, o culto no candomblé...
A escola Porto da pedra com o tema sobre a curiosidade fez uma retomada da pré-história, através do fogo, e passou por todos os períodos mostrando que ela move o homem..
Meu Deus, Mangueira sabiamente explorou o nosso Brasil em sua multiplicidade racial contada por Darcy Ribeiro, e foi emocionante ouvir os desafios que a escola superou, desde a morte de Jamelão, o integrante na cadeira de rodas, dificuldades financeiras....
Obstáculos também vividos por Neguinho da Beija-Flor, escola que explorou o “ritual” chamado banho com muito luxo!!!!
A escola Salgueiro com um tema aparentemente simples, o tambor, mostrou a complexidade que um simples instrumento acompanha a cultura, o desenvolvimento de um povo, podendo ser um meio de comunicação, religioso, sagrado e profano...foi como um pulsar dos corações da comunidade tão vibrante na Sapucaí!!! A comissão de frente – Maculele – foi genial!!!
A Grande Rio mostrou a reurbanização do Rio de Janeiro, a Viradouro explorou as cores, cheiro, sincretismo da Bahia de todos os santos....
E tem muito mais, em São Paulo...em Salvador... não pude acompanhar, mas são aulas de Historia, aguardas por um ano, vividas por sujeitos que fazem e refazem a nossa Historia!!!
By Jana
Nenhum comentário:
Postar um comentário