terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Coraçao apertado

Esperança

Acompanho com esperança e receio a historica eleiçao de B. Obama no Estados Unidos. Basta rever a historia norte americana para sentirmos um misto de alegria e apreensao, visto que as antigas colonias do sul se constituiram através da escravidao africana, algo que sustentou a discriminaçao racial e segregaçao, tao criticada por Luter King.

Obama representa a mudança, quem diria que teriamos um negro como presidente dos EUA? Sem duvida uma vitoria! Acho que o tom conciliador do novo presidente com os muçulmanos também pode ser um fator positivo nas relaçoes internacionais, em especial no Oriente. O fechamento de Guantanamo e flexibilidade, numa possivel postura, na emissao de gases poluentes nos enche de esperança.

Contudo, Obama que no momento tem demonstrado fugir a regra de seus antecessores, seja pela etnia, gingado durante a posse, fisico....enfrenta a pior crise da historia mundial, desencadeada pela desastrosa politica de W. Bush, naquela deficiente administraçao que envolveu guerras, terrorismo, torturas...

Nessas condiçoes, Obama tem um papel e fardo que podera marcar uma nova era mundial...e se é de praxe copiar o que acontece "la fora" espero que em breve, no Brasil, tenhamos mais do que os norte-americanos, mais do que um Obama, isto é, uma presidenta negra com competencia suficiente para demonstrar que nos também acreditamos na igualdade entre raças e generos!

By Jana