domingo, 13 de abril de 2008

enquanto segunda nao vem...






Marco Polo, Babel e Pecados intimos foram os filmes que vi nesta semana. Marco Polo ilustra o encontro de diferente culturas (oriental e ocidental), em especial, apresenta a China sob a otica do explorador e mercador veneziano, o qual conhece a polvora, a bussola, o "sorvete", etc...independente da atuaçao, os figurinos, as paisagens...sao espetaculares. Outra discussao relevante no que tange a geografia é a composiçao de mapas com figuras miticas.


O segundo filme, Babel, é muito inteligente porque consegue reunir lugares e culturas diferentes com um q no minimo provocativo, ja que aborda a situaçao de imigrantes mexicanos ilegais nos EUA, o uso indevido de armas, a coerçao policial, a falta de perspectiva de uma joven aliada ao sentimento de rejeiçao por ser ela uma deficiente auditiva, enfim...gostei muito!!! é um filme que foge dos roteiros comuns, falando de problemas comuns na atualidade....e detalhe: as atuaçoes sao otimas!!!


Agora pecados intimos mesmo que fosse ruim a atuacao e o roteiro valeria a pena assistir, simplesmente, para ver Patrick Wilson....rsrs...ta lindo de morrer...Mas falando serio, o filme, ao meu ver, de certa forma justifica a infidelidade na falta de compreensao, excesso de cobrança, falta de sexo conjugal, monotonia...(nao sei se é por ai).


Outro aspecto é o personagem de um pedofilo, como ele se ve, o seu nucleo familiar, e como a sociedade lida com isso. Achei surpreendente, o mesmo tem valores referenciais similares ao da sociedade, tanto que ele faz consigo o que a sociedade queria, castra-se. Gosto de filmes que fogem dos padroes Hollywoodianos...


Hoje volto pra sala...acho que o ocio criativo foi produtivo...