domingo, 1 de março de 2009

Educaçao começa em casa



Sou professora e constantemente observo os profissionais da educaçao discutindo com preocupaçao o personagem do Zeca, seus pais, professora...

Adorei a criaçao desses personagens existentes dentro do universo chamado escola, pois ele chama a atençao para a importancia da familia na formaçao dos nossos educandos!
E o drama latente...

Indisciplina, uso de novas tecnologias fora de hora...sao problemas cada vez mais preocupantes nas escolas. Por isso acho que a autora Gloria Perez esta sendo muito perpicaz em apontar os desafios que desestimulam os jovens a ingressarem nos cursos de licenciatura, como ja foi destacado pelo proprio ministro da educaçao Haddad .Sem contar os altos indices de afastamento por depressao e traumas dos educadores.

Poucas universidades formam para essa realidade, a preocupaçao nas academias induz ou privilegia a pesquisa cientifica.

Vale destacar que a falta de limites do persongem Zeca começa em casa, se estende na escola e "pertuba" ou percorre toda sociedade. Nao faz muito tempo acompanhamos meninos com perfil semelhante deste que estupraram uma menina em SC e colocaram o video na internet; a empregada domestica que foi espancada enquanto esperava um onibus; o indio Galdino que foi queimado no dia do indio...e olha que ha outros abusos que desconhecemos.

Espero que alguns pais, como César e Ellana, se conscientizem da sua importancia no processo educacional dos seus filhos, e que em vez de jogar a culpa nos professores, dividam soluçoes, sejam presentes nas reunioes de pais, na entrega dos boletins, que visitem com frequencia a escola de seus filhos, conversem com os professores...ou seja, que participem da educaçao dos seus, pois ela começa em casa, vem de berço!
By Jana

Bençao