segunda-feira, 15 de setembro de 2008

O Galo e a Pedra Preciosa



Um Galo, que procurava no terreiro alimento para ele e suas galinhas, acaba por encontrar uma pedra preciosa de grande beleza e valor.

Mas, depois de observá-la por um instante, comenta desolado: Se ao invés de mim, teu dono tivesse te encontrado, ele decerto não iria se conter diante de tamanha alegria, e é quase certo que iria te colocar em lugar digno de adoração.

No entanto, eu te achei e de nada me serves. Antes disso, preferia ter encontrado um simples grão de milho, a que todas as jóias do Mundo!

Moral da História: A necessidade de cada um é o que determina o real valor das coisas.


Autor: Esopo

Segundona


Comitê decide proibir queimadas por mais 30 dias em Mato Grosso


Parque de Chapada dos Guimaraes, março/2008.





O 'proibitivo' da queimada estava previsto para terminar no dia 15 de setembro.


Durante um reunião realizada esta semana, o Comitê de Gestão e Combate ao Fogo da Secretaria Estadual do Meio Ambiente - Sema/MT, decidiu prorrogar por mais 30 dias o período de proibição das queimadas em Mato Grosso. O chamado 'proibitivo da queimada' começou no dia 15 de julho e terminaria no próximo dia 15 de setembro.
Com a decisão do Comitê, tomada em reunião do dia 02 o período de proibição este ano será de 90 dias, e só vai terminar em 15 de outubro. A decisão ainda depende da confirmação do governador do Estado, Blairo Maggi, que aguarda o relatório do Comitê para tomar uma decisão e autorizar a publicação da portaria oficial.

"A situação ainda é muito crítica. Nós estamos com a umidade do ar muito baixa, sem previsão de chuvas para todas as regiões do estado, e uma combinação de gases e temperatura que aumentam o risco de queimadas.
Por isso o comitê resolveu prorrogar a data de proibição de queimadas. Mesmo com a redução do número de focos de calor este ano em Mato Grosso, em relação aos anos anteriores e até em comparação com outros estados, é prudente prorrogar um pouco mais o prazo", explicou o major Héctor Péricles, coordenador do Comitê de Gestão e Combate ao Fogo da Sema.

O major explicou que pela primeira vez nos últimos quatro anos o estado registrou o menor índice de focos de calor. O ano com menores números havia sido 2006, com 44 mil focos entre 17 de julho e 05 de setembro.

No ano passado, no mesmo período o estado registrou 61.567 focos de calor. Já este ano, entre 17 de julho e hoje, foram registrados 18.089 focos em Mato Grosso. Os números deste ano ajudaram o estado no ranking nacional da queimada. Mato Grosso que sempre foi o campeão, em 2008 está em segundo lugar. O título de campeão das queimadas, agora está com o Pará.

O Comitê de Gestão e Combate ao Fogo ainda fará mais duas avaliações sobre as condições do clima, o número de focos de calor registrados e as condições climáticas no estado. A primeira avaliação será no dia 22 de setembro e a segunda no dia 06 de outubro. Se houver uma análise positiva, o Comitê poderá rever a decisão que prorrogou para o dia 15 de outubro o fim da proibição de queimadas no estado.

As denúncias contra queimadas podem ser feitas pelos telefones: 0800-653838, no caso de fogo na zona rural e 193, e também 190, no caso de queimadas urbanas.


AUTORIA: Aldair Santos, da redação TVCA



P. S.:Por conta das queimadas no Mato Grosso todo o planeta sofre, em especial os moradores deste estado, que como eu, enfrentam um clima de deserto e cortinas de fumaças em nosso dia-a-dia...
Mato Grosso é rico, seja pela fauna ou pela flora, ja que nele coexiste o pantanal e a Floresta Amazonica...
...é triste pensar que paraisos, como Chapada dos Guimaraes, estao ameaçados! By Jana