sábado, 11 de abril de 2009

Benjamin Button



O filme O curisoso caso de Benjamin Button me chamou atençao para diversas cincunstancias sobre a vida, mais do que um caso bizarro, no meu entendimento ele nos faz refletir como seria nossas vidas se o processo da vida fosse o inverso (da velhice para a infancia).
Apresenta o caminho natural de todos nos, a morte e como aceitamos isso.
Num primeiro momento, e talvez uma das mensagens mais bonitas do filme é a aceitaçao do personagem Benjamin Button por uma mulher que o percebe como filho de Deus, enquanto o pai do mesmo o havia abandonado.
Também achei apropriado o espaço de criaçao de Benjamin, uma espécie de asilo ou abrigo para idosos, nele evidenciou as semelhanças e diferenças entre a criança e o idoso.
Me impressionei com o processo ou maquiagem de envelhecimento e de rejuvelhecimento dos atores, incrivel!
No que tange ao contexto historico destaco o fato da trama perpassar o fim da primeira guerra, a segunda guerra mundial até a passagem do furacao Katrina. Sobre os primeiros acontecimentos a tristeza de quem perdeu um filho em combate, em especial o relojoeiro, que ao mesmo tempo ironizou com um relogio no sentido anti-horario.
A mensagem seria entao de que corremos contra o tempo, mas nao importa de qual fase iniciamos (velhice ou infancia), nem a sua inversao de sentido, porque a cada morte ha um recomeço e vice-versa.
By Jana